Qual banco escolher?

Uma das primeiras providências ao chegar no Canadá é abrir uma conta bancária. Afinal é necessário guardar nosso suado dinheirinho em algum lugar. Mas, que banco escolher? Claro que a escolha vai depender muito do que cada um busca em um banco, da cidade onde está e até mesmo da quantidade de dinheiro que tem disponível.

Para me decidir visitei quatro bancos (BMO, CIBC, Desjardins e RBC - queria visitar o Scotia Bank, mas não o encontrei) e vi o que cada um deles tinha a me oferecer.Eu buscava um banco que me oferecesse um cartão de crédito, mesmo que com depósito de segurança, e de preferência com um bom pacote de tarifa para operações ilimitadas e que fosse de fácil acesso (agência, caixas eletrônicos):

- Cartão de crédito: meu objetivo com ele é tão somente começar a fazer meu histórico de crédito, pois por enquanto, sem emprego, realmente tanto faz gastar no crédito ou no débito.

- Pacote com operações ilimitadas: aqui se paga por cada operação realizada, seja pagar uma conta, ver extrato, saque ou fazer uma compra com o cartão de débito. Como nos primeiros meses devemos comprar um monte de coisinhas para casa me pareceu interessante ter um plano com operações ilimitadas para esse período e não me preocupar com o fato de ter que pagar CAD 0,60 por cada operação extra, que pode ser usar o cartão de débito para comprar um sanduiche no McDonalds.

- Agência e caixa eletrônico de fácil acesso: No Brasil eu tinha conta no BB e apesar de ser um péssimo banco para muita coisa era ótimo no quesito caixa eletrônico em cada esquina. Mas, essa condição era a menos importante que as anteriores, pois é possível pedir um dinheiro extra quando fazemos compra no mercado, isto é, se sua compra deu CAD 50,00 você pode pedir para passar CAD 100,00 no caixa e receber os outros CAD 50,00 em espécie.

Qual eu escolhi?

Depois de muitos rendez-vous eu escolhi o RBC. Porque? Bem, primeiro de tudo apenas o RBC e o CIBC me ofereceram a possibilidade do cartão de crédito com depósito (no CIBC o depósito era de CAD 500,00 e no RBC de CAD 1000,00). Por essa razão o BMO e o Desjardins já ficaram eliminados. Para decidir entre o RBC e o CIBC meu critério foi mesmo o atendimento. O gerente do conta do RBC me pareceu mais preparado, me passando várias dicas. A única coisa que ele não sabia e que eu mostrei para ele no site foi que os imigrantes têm direito a isenção da tarifa bancária para o plano de débitos ilimitados pelo período de 6 meses (o valor da tarifa é em torno de CAD 14,00). O CIBC também oferece isenção de tarifa durante 1 ano, mas apenas no pacote mais simples, com poucas operações grátis.

Por outro lado o banco online do RBC não é lá muito ruim e me permite a fazer várias operações sem pagar taxas e eu sou super fã de resolver pendências bancárias pela internet. Evito ao máximo ir à agência. A rede bancária (agência e caixa eletrônico) da RBC não é tão grande quanto o Desjardins, por exemplo, mas está presente em pontos estrategicos e meu plano permite fazer até 3 saques ao mês em caixas eletrônicos de outras agências sem pagar a tarifa aplicável.

Na semana passada precisei resolver um probleminha com meu gerente de conta e ele foi muito atencioso. Deixei o recado na sua caixa de mensagens e pouco depois ele me telefonou e resolvemos tudo por telefone, sem precisar estar presente lá. Nesse quesito mil vezes melhor do que o BB onde eu não conseguia resolver uma coisa simples mesmo estando presente na agência depois de esperar 1 hora na fila.

Então, por enquanto estou satisfeita com minha escolha.

Obs: li em vários blogs que o Scotia Bank tem um plano especial para imigrantes que fornece cartão de crédito sem depósito, mas como eu disse não havia encontrado agência deste banco aqui em Quebec.

Obs 2: Fui informada que o Desjardins também tem uma conta especial para imigrantes que permite receber o cartão de crédito com depósito de segurança, mas que essa opção não está disponível em todas as agências. Em Quebec me parece que tem que ir na agência da universidade. Mas, não cheguei a ir lá.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Qual banco escolher?"

  1. Thaís says:
    22 de junho de 2010 às 08:07

    Oi Manuela, me chamo Thais estou um pouco afastada das listas, mas vi que você chegou não tem muito tempo, seja muito bem-vinda, espero que tenha uma ótima adaptação. Amo a cidade que escolhemos, parabéns pela escolha.
    O Pedro trabalha no Desjardins aí perto de vc, no Place de la Cité, caso queira um contato bancário em português..rsrs. Ou qualquer outra dica que pudermos ajudar.
    Abrço e tudo de bom.