No meu encontro com minha orientadora do MICC ela me aconselhou a procurar o SOIIT e fazer o atelier de busca de emprego oferecido por eles. No dia seguinte eu telefonei e marquei um rendez-vous para o dia 10 de junho.
Chegando lá eu gostei muito do ambiente e do que a orientadora me disse (aconselhando a tentar de início um trabalho na área jurídica) e fiquei super animada para começar o curso. Mas, foi um balde de água fria saber que a turma de junho estava lotada e que a próxima só seria em agosto. Sai de lá com o número de telefone do GIT (que também tem um atelier parecido - mas menos voltado a estrangeiros) e um pouco desanimada já que provavelmente, se eu tivesse sorte, só participaria do atelier do GIT em julho.
Mas, no dia seguinte enquanto estava na avaliação de francês para a francisação (onde fui recusada já que meu nível de francês oral é 11/12 e de francês escrito é de 10/12 - outra boa notícia saber que meu francês escrito continua bem) a conselheira do SOIIT me ligou dizendo que tinha aberto uma vaga e eu poderia começar o atelier na segunda-feira! Acho que valeu a pena eu ter feito cara de choro quando ela disse que não tinha mais vagas.
Já faz uma semana que estou no grupo e estou gostando. Primeiro porque foi uma oportunidade de conhecer mais pessoas e treinar muito meu francês. Depois porque realmente a gente recebe umas dicas importantes e eu pude ter um feedback sobre minhas respostas e postura em uma entrevista de emprego já que eu nunca fiz uma em toda minha vida. Aparentemente os anos como advogada ajudaram a encontrar uma saída rápida e adequada para as perguntas armadilhas que fazem nessas entrevistas...
Agora, é claro que não se deve levar o que dizem e aconselham nesses locais como a verdade absoluta. Por exemplo, eles nos encorajam a começar a fazer cold calls já no segundo dia de curso. Mas, não vejo sentido em fazer isso com muito ânimo de início, pois podem marcar uma entrevista antes que a gente tenha o treinamento para a entrevista - o que é meu ponto fraco. Então eu não me empenhei muito nesse "exercício" e só cheguei a falar com 3 empresas. Uma delas me pediu o c.v. É... até que não foi tão ruim.
Enfim, para mim está sendo uma experiência inédita: aprender a procurar emprego...
15 de julho de 2010 às 10:14
flor, espero q vc consiga bem rápido o emprego=0) estou torcendo. viu! elen