Parques de Québec: Bois de Coulonge





Eu adoro parques. Sobretudo no verão, é claro, mas não deixo de passear neles nem no meio do inverno canadense. Perto de minha casa eu tenho quatro opções, mas onde mais vou é o Bois-de-Coulonge, apesar de seu nome um pouco engraçado para quem fala português (lêe-se cúlonge).




O parque fica na Grande-Allée, na altura da Ave. Holland. Para o brasileiro que mora aqui basta dizer que é do lado do prédio da RAMQ, onde todo mundo já foi para fazer uma assurance maladie.




O Parque do Bois de Coulonge é enorme e composto de várias partes. Tem, logo na entrada um bosque maravilhoso, cheio de esquilos (pretos, cinzas, castanhos e aqueles iguais ao tico e teco) e passarinhos que vêm comer castanha na sua mão - sim, apesar de ser proibido alimentar os animais eu já tive essa experiência. 

Esquilinho castanho aproveitando as nozes do outono

Passarinho que pousa na mão

Esquilinho preto rolando na neve


Mais na frente, logo após o prédio que acredito ser da administração (onde tem o banheiro), tem um imenso gramado onde no verão tem gente jogando bola, frisbee, fazendo pique-nique ou apenas deitado, curtindo os dias de calor no pólo norte.


Pise na grama! Aqui ela é feita para isso.

Gramado no inverno. Hora de fazer raquette!


E ainda tem cantinhos onde o número de árvores e arbustos frutíferos são maiores. Já vi maçã, cereja, framboesa, blueberry e outras frutinhas que, confesso, não tenho a menor ideia do que sejam, nem se são comestíveis.

Plaquinha com a espécie de cada planta


Cereja

No meio disso tudo tem diversas trilhas para caminhar ou correr e, ainda, um parque com brinquedos para as crianças menores.

Parquinho

Lindo

Trilha

Estando a apenas 10mn de caminhada de minha casa esse é, com certeza, meu local preferido para caminhar, seja verão ou inverno.


Cães são bem vindos!

E eles fornecem até os saquinhos!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Parques de Québec: Bois de Coulonge"

  1. Alaide says:
    9 de novembro de 2011 às 17:34

    Olá Manuela!
    Quando estive em Quebec, fiquei hospedada na rua Holland, colada neste parque. Eu AMEI seu post, o parque é mesmo lindo!
    Ai, ai, que saudade de Québec.
    Beijos