Sistema de ônibus em Québec - parte II

Eu já havia falado um pouco sobre o sistema de ônibus da cidade ainda no mês de maio, quando cheguei aqui. Agora, três meses depois, já com uma rotina estabelecida achei que seria a hora de complementar a postagem anterior.

Estou morando em Sillery, na altura do shopping Place Sainte-Foy, um bairro bem residencial. Acredito que por ter muitas casas e a maioria da população ter carros, as duas linhas que passam na rua não são muito freqüentes, mas, felizmente se eu fizer uma caminhada de 12mn estou na Av. Laurier e posso pegar o metrobus.

Uma das linhas que passa do lado de casa é a 16. Até hoje o máximo de pessoas que já vi ao mesmo tempo nesse ônibus foram cinco. Como eu disse, por aqui a maioria das pessoas tem carro. Enfim, como eu não tenho dependo do 16 para ir ao trabalho. No horário de pico a sua frequencia é a cada meia hora o que não chega a ser um problema, pois meu trabalho tem horário flexível. Mas, complica um pouco para sair nos fins de semana (se a intenção é ir para a Laurier) já que ela só funciona por algumas horas. Então, o jeito é caminhar até lá, o que nem é um problema agora, mas poderá ser no inverno.

A outra linha que passa aqui é a 25. Esta tem uma freqüência maior (15mn no horário de pico, 30mn nos outros horários e em alguns períodos a cada hora), mas eu só a utilizo para ir ao Vieux-Québec o que ultimamente não é meu dia-a-dia. O ponto forte é que ela tem couche tard e a parada fica na frente da casa vizinha. Por ser uma linha mais longa (vai da Place d'Youville à Pointe de Ste-Foy) o ônibus é mais cheio que o da linha 16. Durante o período da manhã durante as aulas eu já peguei o ônibus bem lotado.

Bem perto daqui (na Av. Laurier) eu posso pegar várias outras linhas. As que uso com mais frequencia é, sem dúvida, o 800 e 801 que são o metrobus que são as melhores linhas da cidade, ligando a Pointe de Ste-Foy a Beauport e Charlesbourg, respectivamente. Minha experiência é que já vi essas linhas passando bem frequentemente, mas também demorar bastante como ontem às 16h quando fiquei mais de 15mn esperando um metrobus passar no ponto da Route de l'Église (hoje, no mesmo local, esperei 10mn). Já peguei ônibus cheio, ônibus lotado e ônibus vazio. Já peguei até começo de briga tão braba que o motorista parou o busão e passageiros ligaram para a polícia. Já tenho até motorista de ônibus que reconheço e que me reconhece.

Enfim, depois de 3 meses já estou bem acostumada ao transporte em comum daqui. Apesar disso continuo achando que tem alguns defeitos se comparado com os sistemas que conheci nos USA e mesmo em Portugal. No entanto, é infinitamente melhor do que o de João Pessoa. Não tem nem o que se comparar. E, continuo achando que apesar de ser possível viver sem carro em alguns bairros da cidade, em outros é simplesmente impraticável de modo que as opções de apartamentos ficam bem mais restritas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Sistema de ônibus em Québec - parte II"