Novo emprego: trabalhando com direito no governo do Québec

E, depois de 1 ano e 11 meses em Québec, comecei a trabalhar na minha área: direito.

***

Tudo começou quando poucos dias depois de chegar à Québec fui à semana de recepção do MICC e ao final fui orientada a fazer concurso publico. Para mim foi uma surpresa porque primeiro eu nem imaginava que eu pudesse fazer concurso publico aqui e segundo eu nunca imaginei que passaria em um concurso publico em direito, pois minha ideia de concurso é o modelo com provas de conhecimento especifico sobre a área.

Mas, segui a orientação do MICC. Pesquisei e vi que o sistema de concurso aqui é bem diferente daquele que existe no Brasil e que poderia dar certo.

E assim, em novembro de 2010 me inscrevi no meu primeiro concurso público no Québec. Como já contei aqui foi esse concurso que me levou ao meu primeiro emprego no governo do Québec, mais precisamente na CARRA onde comecei a trabalhar em novembro de 2011.

Acontece que nesse último ano continuei a me inscrever em concursos, dentre eles o concurso para agente de recherche do Revenu Québec (Receita Federal do Québec). Me inscrevi em outubro, fiz a prova em novembro, recebi o resultado em dezembro e graças à ajuda de varias pessoas (que não posso deixar de agradecer mais uma vez) acabei sendo chamada para a entrevista no dia 17 de fevereiro de 2012. Poucos dias depois fiz uma segunda entrevista e nessa ocasião tive praticamente a confirmação de minha aprovação para a vaga. Faltava apenas verificarem meus antecedentes criminais e minhas referências profissionais (Sim, ligaram para meu chefe na CARRA, onde eu estava trabalhando na época! Momento muito tenso, não vou negar). Mas, finalmente no dia 13 de março eu soube que a vaga era minha e que eu começaria no dia 2 de abril.

E assim comecei a trabalhar como agente d'opposition no Revenu Québec. Meu trabalho consiste em decidir os recursos administrativos interpostos pelos contribuintes - no meu caso pessoa física. Então voltei a  ler códigos interpretados, procurar jurisprudências, analisar documentos e redigir  - dessa vez decisões e não pedidos. Descobri que esses atos estavam gravados em mim afinal dez anos de profissão não se esquece fácil. Mesmo sendo uma legislação diferente e tendo que redigir em uma outra língua a sensação de familiaridade, de estar fazendo o que eu sei fazer, é enorme. E, posso dizer que, independente do que venha a acontecer em minha vida daqui para frente, está sendo uma experiência profissional incrível.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

7 Response to "Novo emprego: trabalhando com direito no governo do Québec"

  1. Pat says:
    22 de abril de 2012 às 07:31

    Que legal. Fico feliz por vc!

  2. Apoema says:
    22 de abril de 2012 às 12:12

    Obrigado por dividir essa experiência!
    Meus empregos por aqui sempre foram via concurso e nem sei como é isso lá:) E tenho formação em direito e não sei como poderia usar isso lá. Sou formada em História tb, mas é outra profissão (professora) que será difícil de ter no CA.
    Esperarei ansiosa u relato sobre como é o concurso público daí e o tipo de provas.
    O que vc fazia na CARRA?
    Parabéns!!!

  3. Carolina et mon chum says:
    23 de abril de 2012 às 18:43

    Que máximo!
    Felicidades no novo emprego!!!!

  4. Carol e Dorival says:
    24 de abril de 2012 às 10:40

    Muito intessante mesmo. Mais uma vitória conquistada :)

    abç
    Carol
    caroledorival.blogspot.com

  5. G. says:
    28 de abril de 2012 às 17:07

    Olá!
    Me chamo Gizela e também sou formada em Direito. Nunca imaginei que pudesse sair do Brasil pra trabalhar com Direito no Canadá. Muito menos através de concursos públicos. Isso é uma grande novidade pra mim!

    Se vc pudesse me responder umas perguntinhas, ficaria muito agradecida!

    Desculpe se estou me metendo demais, mas qual é a média de salário nos cargos de concurso público na área de Direito? É possível ter uma boa qualidade de vida com o salário? Há estabilidade? Como são as provas?
    Aqui no Brasil, podemos fazer concursos para ganhar até 20 mil, no Canadá há concursos em nossa área (para estrangeiros) que propiciem altos salários também ?

    Perdão por tantas perguntas, mas estou surpresa e feliz com essa nova possibilidade!

    Muito obrigada ;)

  6. Manuela says:
    28 de abril de 2012 às 17:31

    G.,

    Os salários da função publica do Québec podem ser vistos em http://www.tresor.gouv.qc.ca/en/human-ressources/conditions-de-travail-et-remuneration/echelles-salariales/

    Para receber pela escala de advogado tem que ter o Bareau (OAB daqui). Para procurador eu nao faço idéia de como seja a forma de acesso ao cargo. Para juiz acredito que seja por nomeação (http://www.barreau.qc.ca/quebec/3/7/3_7_2.asp).

    No entanto, com uma graduação em direito é possível fazer concurso para alguns cargos como agent de recherche, agent de relations du travail, attaché d'administration... Sao cargos que demandam um curso superior em direito (as vezes aceitam cursos em outras áreas).

    Agora, se da para viver bem ou não vai depender do que é viver bem para você. Na minha opinião o Canada não é um lugar para se ficar rico. É sim o lugar para ter uma determinada qualidade de vida (e não padrão de vida) com certa tranquilidade.

    Quanto ao processo de seleção para concursos aqui do québec eu irei fazer um post sobre o assunto em breve. Digo Québec pois também existe concursos em outras provincias e concursos federais, mas eu nao tenho conhecimento sobre eles.

  7. G. says:
    29 de abril de 2012 às 11:36

    Obrigada pela resposta, Manuela!