Passo-a-passo do concurso para o governo do Québec: inscrição

Atendendo a pedidos hoje vou falar um pouco sobre o processo de seleção dos concursos públicos da província de Québec. Notem que vou tratar unicamente do Québec e que as outras províncias, assim como o governo federal, têm seus próprios sistemas de seleção.

***

O primeiro passo para aqueles que pretendem prestar um concurso publico aqui é pedir a equivalência de seu diploma no MICC. O processo é bastante simples mas, caso não haja nenhuma causa de tratamento prioritário, pode ser bem demorado. O meu levou exatos 6 meses.

A equivalência é imprescindível para ser aceita em um emprego publico. No entanto, é possível fazer a inscrição ao concurso com a comprovação de que esta já foi solicitada. Foi o que eu fiz em minha primeira inscrição.

Em seguida deve-se ficar de olho nos sites Carrières e Revenu Québec onde os appels de candidature (equivalente a nosso edital) são divulgados. Quando surgir algum que se encaixe em sua formação é hora de se inscrever. 

Mas, uma dica: caso você não tenha bem certeza que tenha os requisitos* pedidos se inscreva assim mesmo. É de graça. Na pior das hipóteses você recebera uma cartinha dizendo que infelizmente você não preenche os requisitos para o concurso em questão.

A inscrição normalmente se faz de duas maneiras: ela pode ser online ou em papel. Na inscrição online você clica no link indicado no appel de candidature, preenche o que eles pedem e clica em envoyer. Feito. Agora é só seguir as instruções para saber quando e de que forma você vai saber se foi aceito para fazer a prova. No entanto, muitos concursos ainda não tem a possibilidade de inscrição online. Nesse caso é necessário preencher o formulário indicado e envia-lo por fax ou correios, ou ainda deixando-o no endereço indicado. Na maioria dos casos eles pedem para anexar alguns documentos como a carta de residente permanente e a equivalência de diplomas. E só. Tudo muito simples.

Depois disso é esperar. Um dia - que pode ser em alguns dias ou semanas - você vai ser informado se foi aceito para fazer a prova. Normalmente é nessa mesma oportunidade que você recebe as coordenadas do local da prova, o dia e horário e os tipos de prova que serão realizadas.

Em um próximo post falarei sobre a prova e os resultados.

***

* Muitas vezes um diploma pode ser substituído por X anos de experiência, ou vice-versa. Ou então são admitidos os diplomas X, Y, Z ou outra formação pertinente. Então muitas vezes é um pouco confuso saber se você se enquadra ou não.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

3 Response to "Passo-a-passo do concurso para o governo do Québec: inscrição"

  1. Dea says:
    28 de abril de 2012 às 22:17

    Bacana o post, obrigada!!! Posso aproveitar e perguntar se é possível ir adiantando o pedido de equivalência do diploma daqui do Brasil?
    Bjo!

  2. Manuela says:
    29 de abril de 2012 às 06:01

    Dea,

    Eu não faço a menor ideia se pode adiantar dai. Aconselho a enviar a pergunta ao MICC, através do site deles.

  3. Anônimo Says:
    1 de junho de 2014 às 15:57

    BOM DIA PESSOAL DE ASSEDIADOS TUDO BEM?

    EU SOU IVANILTON DIAS DE JACOBINA BAHIA

    ESTOU ESCREVENDO PARA INFORMAR QUE AQUI EM JACOBINA BAHIA TEM UMA MINERADORA CANADENSE QUE FOI ACIONADA NA JUSTIÇA POR DESCUMPRI NORMAS DE SEGURANÇA EM 2012.
    A MINERADORA É A JMC YAMANA GOLD.
    A JMC YAMANA GOLD DEU UM LAUDO AO DIRETOR DO SINDICATO QUE ESTAVA LUTANDO PELOS DIREITOS E INTERESSES DOS TRABALHADORES.
    O DIRETOR DO SINDICATO TEVE QUE PAGAR UMA CONSULTA COM OUTRO PROFISSIONAL E FICOU PROVADO QUE O DIRETOR DO SINDICATO NÃO ESTAVA COM PROBLEMA, O DIRETOR DO SINDICATO ACIONOU A JUSTIÇA E O JUIZ PEDIU UMA PERICIA E FICOU PROVADO QUE O DIRETOR DO SINDICATO NÃO ESTAVA COM PROBLEMA.
    A JMC YAMANA GOLD ERA QUE ESTAVA COM PROBLEMA FORAM LISTADOS 102 ITENS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EM 2012.
    O DIRETOR FEZ UM ABAIXO ASSINADO PEDINDO MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO,ESTAVA APONTANDO SOLUÇÕES,AVISOU AO PESSOAL DO CANADA QUE NA JMC ESTAVA TENDO PROBLEMAS,CONVIDOU A JMC YAMANA GOLD PARA FAZER O MAPA DE RISCO EM 2010,CONVIDOU O PRESIDENTE DA CIPA PARA FAZER INSPEÇÕES NOS EQUIPAMENTOS E NAS ÁREAS DE TRABALHO DENTRO DA MINA, CONVIDOU A JMC YAMANA GOLD PARA PASSAR O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2009/2011 A LIMPO,.................
    EM 2012 TEVE UMA DEMISSÃO DE UM DIRETOR DO SINDICATO QUE ERA COLABORADOR DE UMA TERCEIRIZADA QUE PRESTA SERVIÇO A JMC YAMANA GOLD. O DIRETOR DO SINDICATO QUE FOI DEMITIDO ESTAVA TENTANDO EVITAR ACIDENTE,FEZ DENUNCIA AO MPT,COBROU UMA CÓPIA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, FEZ RELATORIO DO RISCO DE ACIDENTE NO LOCAL DE TRABALHO....
    FOI DEMITIDO EM 2012 E EM 2013 DOIS COLEGAS DE TRABALHO QUE TRABALHAVA COM ELE MORRERAM DENTRO DA MINA.
    ELE ESTAR COM UM PROCESSO NA JUSTIÇA PEDINDO A SUA REINTEGRAÇÃO AO TRABALHO. A SENTENÇA JÁ SAIU.
    ESTAMOS PRECISANDO DE AJUDA AQUI EM JACOBINA BAHIA.
    Responder