Carteira de Motorista em Québec

Quase um ano depois de chegar aqui, finalmente to criando vergonha na cara para tirar minha carteira de motorista.

Primeiro, para quem não sabe, a carteira de motorista brasileira, para o residente permanente, só é válida por 6 meses depois do desembarque no Canadá (antes eram 3 meses, mas mudou). Depois disso a gente é obrigado a fazer teste teórico e prático. Outra coisa que é importante saber: tem que dar entrada no processo de pedido de carteira antes de fazer 1 ano no Canadá senão você terá que fazer TUDO como um canadense que vai tirar sua primeira carteira. Isso inclui ter que pagar N aulas de auto escola, ter que passar X tempo com carteira de aprendiz, etc. Então não deixe esse prazo passar!

A primeira coisa a fazer é ligar para a SAAQ e marcar um rendez-vous, explicando que você já tinha carteira no Brasil. O funcionário ira lhe dar uma data e dizer quais documentos vocês precisa levar. Dentre os documentos necessários tem a carteira de motorista brasileira traduzida por um tradutor que faça parte da ordem. Aqui em Québec tem uma brasileira que é credenciada a fazer o trabalho o que custa cerca de 40 doláres.

No dia marcado para o rendez-vou lá na SAAQ da St-Jean-Baptiste (onde o vento faz a curva, dobrando a direito. Para chegar lá saindo de Ste-Foy se pega dois onibus e anda-se uns 10mn. Ou seja, se perde 1 hora do seu dia só para chegar) você abre seu dossier e já faz a prova teórica. Essa prova é fácil (recomendo fazer os simulados do site da SAAQ) e com o resultado positivo você já pode marcar a prova prática ou pedir a carteira de aprendiz condutor (50 doláres) caso queira treinar e sua carteira do Brasil não seja mais válida (meu caso). Essa carteira permite que você dirija acompanhado por alguém que tenha uma carteira de motorista daqui a mais de 2 anos (não pode dirigir com quem tem carteira válida do Brasil - eu perguntei isso).

A próxima étapa é a prova prática, mas isso eu vou contar em outro post porque eu ainda não fiz. Quero primeiro pegar prática no volante porque estou há 1 ano sem dirigir e também pegar as manhas de olhar toda hora pro tal ponto cego (o que eu simplesmente detesto e me esqueço em 100% das vezes). Afinal, cada tentativa de prova custa 25 doláres além de ter que perder um período do trabalho (o que sai ainda mais caro).

Então, se você está chegando no Québec, não faça como eu. Vá logo resolver sua carteira de motorista. Além de não correr o risco de perder o prazo de 1 ano, você não precisará tirar a carteira de aprendiz, já que pode dirigir com a brasileira por 6 meses, o que já será uma economia de 50 doláres.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

3 Response to "Carteira de Motorista em Québec"

  1. Lupatinadora says:
    24 de abril de 2011 20:02

    Acho importante tirar a carteira logo quando se chega, assim já tira isso da frente e se precisar dirigir em alguma emergência já está com tudo sob controle.

    Ah, depois de um tempo a gente se acostuma a olhar pro ponto cedo - o que é importante, já que aqui pode-se ultrapassar pela direita e pela esquerda!

  2. Alexei says:
    24 de abril de 2011 22:30

    Essa de 3 para 6 meses e do acompanhante com carteira brasileira não valer eu não sabia. Foi bom eu ter lido. Valeu pela informação.

  3. Juntos no Québec says:
    4 de setembro de 2011 18:10

    Muito bom o post.
    Além dos simulados do site, qual material utilizou para estudar para a prova teórica?