Passo-a-passo do concurso para o governo do Québec: tipos de prova

Como eu disse no ultimo post, se sua candidatura ao concurso foi admitida, você receberá uma carta na qual consta o local, data e hora da prova. Nessa mesma oportunidade é informado quais provas serão feitas. 

Até agora eu fiz uns sete concursos para o Governo do Québec e Revenu Québec. Alguns pediam o segundo grau, outros nível superior em direito. Todos eles seguiram o que vou colocar abaixo. No entanto, não sei se a metodologia é a mesma para todos os concursos disponíveis.

Então, nos concursos que fiz, ao contrário do que acontece no Brasil as provas não foram de conhecimento, mas sim de competência. Isso significa que, por exemplo, no concurso para o cargo de agent de recherche que pede nível superior em direito a prova não é sobre a legislação local. Nada de estudar direito constitucional, penal e civil. No lugar disso são aplicadas um dos tipos de prova indicadas no site carrières. Se não me falha a memória fiz uma prova chamada habilités professionnelles na qual devemos indicar qual atitude tomar em determinas situações referentes à relações inter-pessoais no trabalho. Por exemplo: você está realizando um trabalho em equipe. Um dos integrante do grupo de trabalho não está comparecendo às reuniões e, consequentemente, não está realizando sua parte do trabalho. O que você faz? O outro exame é o de Analyse et raisonnement déductif. Nessa prova é dado um texto legal fictício e devemos responder algumas perguntas sobre ele. Mas, não pense que vai ser necessário ter conhecimento da legislação. Na verdade é mais uma interpretação de texto. Nessa mesma prova tem questões para colocar na ordem correta as etapas para realizar uma tarefa e o ultimo tipo de questão é para traduzir em equação um problema enunciado - e, confesso, isso para mim é algo totalmente impossível de se fazer. Como quase toda pessoa que escolheu direito eu nunca fui muito boa em matemática.

Enfim, os tipos de prova variam para cada concurso, mas no site Carrières tem exemplos das questões para vários tipos de provas. Aconselho a dar uma olhadinha nele.

Outro detalhe importante é que se, no ano anterior, você já prestou uma das provas necessárias para o concurso, você não terá que fazê-la novamente. Sua nota será aproveitada. Por exemplo, eu me inscrevi para os concursos de agente de recherche e de agente de relations du travail ao mesmo tempo. Quando recebi as cartas de admissão para as provas fui informada que deveria fazer duas provas para o concurso para o cargo de agente de relations du travail, mas que só precisaria fazer uma das provas para o de agente de recherche já que os dois concursos pediam a prova habilités professionnelles. Logo, eu não teria que fazer duas vezes a mesma prova. Eu faria apenas para um concurso e a nota aproveitaria para os dois. Do mesmo modo, se eu me inscrever em um concurso que demandasse a prova habilétés professionnelles no próximo ano também não precisarei fazê-la. Assim, pode acontecer de se inscrever em um concurso e em vez de receber uma carta com as informações sobre a realização das provas, o candidato já receba a carta dizendo que passou no mesmo.


Mais algumas informações:

- as provas são em francês e acredito que não é possível fazê-las em inglês.
- Alguns concursos podem requerer a realização de uma prova pratica ou oral. Como nunca foi o caso dos concursos que fiz, não tenho como comentá-las. Mas, fica a informação.

***

No próximo post desta série falarei do dia da prova.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

9 Response to "Passo-a-passo do concurso para o governo do Québec: tipos de prova"

  1. Apoema says:
    3 de maio de 2012 às 16:48

    Obrigadão pelos esclarecimentos! Aguardo o próximo:)
    Abração!!!

  2. Eduardo e Oniraci says:
    10 de maio de 2012 às 09:23

    MAnuela. Sigo sempre seu blog e conversamos ha alguns meses por e-mail. Lembra ? Sou advogado aqui no Brasil. Já demos entrada em nosso processo e estamos esperando ele andar... Sendo minha esposa enfermeira pode ser que ande... rsrsrs.... Mas queria lhe perguntar se essa equivalência precisa estar no Quebec para assinar alguma coisa ou fazer algum ato pessoalmente ou posso adiantar enviando minha papelada para eles fazerem enquanto estou aqui ? Obrigado pelas dicas... aliás, obrigado pelo Blog !!! Sucesso ! Eduardo. www.baianosnocanada.blogspot.com

  3. Unknown says:
    27 de maio de 2012 às 16:11

    Oi Manuela ,
    Muito bom seu post. Ele esclarece bem o processo do concurso público. Eu ja passei por essa fase e tenho uma outra perguntinha para você. Fui aprovado em um concurso e depois tive L’exemption de la procédure d’évaluation pour les postes de Technicien en administration/Agent de recouvrement fiscal et technicien en vérification fiscale. Então gostaria de saber se existe alguma forma de me informar quem está contratando; digo, uma pessoa que possa me fornecer maiores informações (por exemplo, o nome do gestor e/ou setor que está contratando) para que eu possa fazer uma busca ativa.

    Muito obrigado e um abraço.

    Gustavo

  4. Adriana Says:
    29 de junho de 2012 às 05:54

    Bom dia,
    gostaria de perguntar uma coisa bem específica: você sabe alguma coisa concreta sobre o acordo previdenciário firmado entre Brasil e Canadá? Por aqui só sei que ainda não foi regulamentado, portanto, não está valendo. Alguma novidade sobre o assunto?
    Grata,
    Adriana.

  5. Agamenon Plait says:
    30 de setembro de 2012 às 19:56

    Manu,
    Parabéns pelo seu espaço. Espero que tenha sucesso em seu procedimento com o otorrino. Estou torcendo. Gostei do que vi e levo experiência para meu blog. Estilo, comunicação e etc.
    Virei sempre por aqui.
    Sucesso sempre e foco contínuo.
    Forte abraço.

    agamenonplait.blogspot.com

  6. Unknown says:
    21 de março de 2014 às 07:54

    Bem, já que o conteudo envolve de certa forma o mundo do trabalho, tenho que perguntar na area do serviço social é preciso fazer equivalência do diploma e tipo a profissão é valorizada? Quero migrar e nao sei se aproveito a area de serviço social para conseguir emprego ou a area de nutrição?

  7. Anônimo Says:
    23 de junho de 2014 às 16:17

    qual site posso me inscrever para esses concursos ?

  8. DGA comptables says:
    4 de abril de 2015 às 19:49

    bom post. Isso me ajuda a entender mais o governo que temos. Obrigado por compartilhar

  9. Si Unik says:
    8 de setembro de 2015 às 23:36

    Interessante .