29
abr
Como eu disse no ultimo post, se sua candidatura ao concurso foi admitida, você receberá uma carta na qual consta o local, data e hora da prova. Nessa mesma oportunidade é informado quais provas serão feitas.
Até agora eu fiz uns sete concursos para o Governo do Québec e Revenu Québec. Alguns pediam o segundo grau, outros nível superior em direito. Todos eles seguiram o que vou colocar abaixo. No entanto, não sei se a metodologia é a mesma para todos os concursos disponíveis.
Então, nos concursos que fiz, ao contrário do que acontece no Brasil as provas não foram de conhecimento, mas sim de competência. Isso significa que, por exemplo, no concurso para o cargo de agent de recherche que pede nível superior em direito a prova não é sobre a legislação local. Nada de estudar direito constitucional, penal e civil. No lugar disso são aplicadas um dos tipos de prova indicadas no site carrières. Se não me falha a memória fiz uma prova chamada habilités professionnelles na qual devemos indicar qual atitude tomar em determinas situações referentes à relações inter-pessoais no trabalho. Por exemplo: você está realizando um trabalho em equipe. Um dos integrante do grupo de trabalho não está comparecendo às reuniões e, consequentemente, não está realizando sua parte do trabalho. O que você faz? O outro exame é o de Analyse et raisonnement déductif. Nessa prova é dado um texto legal fictício e devemos responder algumas perguntas sobre ele. Mas, não pense que vai ser necessário ter conhecimento da legislação. Na verdade é mais uma interpretação de texto. Nessa mesma prova tem questões para colocar na ordem correta as etapas para realizar uma tarefa e o ultimo tipo de questão é para traduzir em equação um problema enunciado - e, confesso, isso para mim é algo totalmente impossível de se fazer. Como quase toda pessoa que escolheu direito eu nunca fui muito boa em matemática.
Enfim, os tipos de prova variam para cada concurso, mas no site Carrières tem exemplos das questões para vários tipos de provas. Aconselho a dar uma olhadinha nele.
Outro detalhe importante é que se, no ano anterior, você já prestou uma das provas necessárias para o concurso, você não terá que fazê-la novamente. Sua nota será aproveitada. Por exemplo, eu me inscrevi para os concursos de agente de recherche e de agente de relations du travail ao mesmo tempo. Quando recebi as cartas de admissão para as provas fui informada que deveria fazer duas provas para o concurso para o cargo de agente de relations du travail, mas que só precisaria fazer uma das provas para o de agente de recherche já que os dois concursos pediam a prova habilités professionnelles. Logo, eu não teria que fazer duas vezes a mesma prova. Eu faria apenas para um concurso e a nota aproveitaria para os dois. Do mesmo modo, se eu me inscrever em um concurso que demandasse a prova habilétés professionnelles no próximo ano também não precisarei fazê-la. Assim, pode acontecer de se inscrever em um concurso e em vez de receber uma carta com as informações sobre a realização das provas, o candidato já receba a carta dizendo que passou no mesmo.
Mais algumas informações:
- as provas são em francês e acredito que não é possível fazê-las em inglês.
- Alguns concursos podem requerer a realização de uma prova pratica ou oral. Como nunca foi o caso dos concursos que fiz, não tenho como comentá-las. Mas, fica a informação.
***
No próximo post desta série falarei do dia da prova.
Read Users' Comments (9)