Ao mudar de país percebemos todos os dias algumas diferenças na maneira de ser e de se comportar de uma nova cultura. No momento me ocorrem essas:
- Se alguém espirrar pode ter certeza, em seguida essa pessoa vai se desculpar. Sinceramente, não me lembro de pedir desculpa a cada vez que eu espirrava no Brasil. A única convenção social a esse respeito que me lembro é que ao escutar alguém espirrar a gente diz saúde. É isso mesmo?
- Essa outra é melhor... ou melhor dizendo, é pior. Já aconteceu comigo por duas vezes e eu sempre me sinto muito mal. Sabe quando entramos no banheiro público (de um curso, do trabalho...) e encontramos um conhecido que começa uma conversa? Bem, nesse caso o "normal" para mim sempre foi concluir o papo na área do lavabo e depois entrar para o banheiro propriamente dito. E em toda minha vida ao fechar a porta do cubículo todo mundo só voltava a se falar ao sair do dito cujo. Não é assim? Pois aqui não. Pelo menos já aconteceu comigo, por duas vezes, da pessoa - que também havia entrado em um cubículo - continuar o papo com a maior naturalidade. Eu, sinceramente, fico paralisada. Impossível ir ao banheiro e conversar ao mesmo tempo.
- Essa todo mundo já conhece. Tirar o sapato ao entrar na casa de alguém. Tá certo que é super higiênico. Tá certo que é super justificável por conta da neve no inverno. Entendo todos os motivos para isso. Mas, toda uma vida fazendo o contrário fazem com que eu SEMPRE me esqueça de tirar o sapato. E quando me lembro fico sempre sem saber se devo mesmo tirar ou se não vou pagar mico. Pelo menos já me lembrei de só comprar meia preta e de jogar fora assim que ficar velhinha.
Le pardon et la confiance
Há 2 dias
1 de novembro de 2010 às 16:24
E quando vc vai na casa de canadense, pede pra ir ao banheiro e... cade a poubelle? o foi mais estranho ainda, quando um amigo canadense veio em casa e perguntou o que a poubelle tava fazendo ao lado do vaso.. ahahah
Essa foi de doer!!!